A busca pelos dentes brancos é muito comum. Mas, muitas pessoas escutam o mito de que o clareamento dentário dói, causa dor e sensibilidade. O procedimento em si, não é dolorido. O que o paciente pode vir a sentir, é uma pequena sensibilidade durante o dia em que realizou o procedimento devido ao gel ser ácido e o PH da nossa boca também ser. Estímulos causados, por exemplo, por consumo de água muito gelada ou sorvete podem causar essa sensibilidade.
Antes de realizar o clareamento, é necessário que o paciente faça uma profilaxia, que é a limpeza, para remover o acúmulo de tártaro e placas para conseguir chegar em melhores resultados em eu tratamento. Para garantir um clareamento com segurança e excelência, é necessário que o paciente faça uma avaliação com o dentista. Assim, ele consegue indicar qual tipo de clareamento seria mais interessante para o paciente. Existem algumas técnicas de clareamento, são elas:
Clareamento caseiro
O dentista faz um registro fotográfico da escala de cor em que o dente do paciente se encontra. Em seguida, ele confecciona as plaquinhas (moldeiras de silicone). Assim que as plaquinhas ficarem prontas, é hora de fazer as provas, para que fique confortável e não machuque o paciente. É muito importante que o dentista te oriente como fazer o uso correto do gel e o tempo de duração de cada sessão. O resultado final pode levar cerca de 20 à 30 dias após o uso frente do gel clareador.
Clareamento de consultório
O dentista também faz o registro fotográfico da escala de cor do seu dente. Assim como o nome diz, essa opção é realizada em consultório e muitos à conhecem como clareamento a laser! Antes de iniciar, o paciente usará um afastador labial para aplicar uma barreira gengival. O contato do gel de clareamento com a gengiva pode causar queimaduras, por isso todo o cuidado é tomado para maior conforto do paciente. Feito isso, já está pronto para aplicar o gel. O gel de clareamento do consultório tem uma concentração maior do que o gel que o paciente usa em casa. Assim, o paciente já vê diferença logo na primeira sessão. O número de sessões varia de acordo com a tonalidade que o paciente deseja, e também que seja segura de trabalhar.
Clareamento associado ou combinado
Essa técnica é bastante utilizada, e os pacientes adoram. Nada mais é do que a junção das duas técnicas, o paciente usa por alguns dias a moldeira de silicone em casa e faz uma sessão do clareamento de consultório.