Você com certeza já ouviu falar de alguém que estava com muita dor de dente, e quando foi ao dentista descobriu que precisava fazer tratamento de canal. Nem sempre o paciente sente dor, mas na maioria das vezes sente pressão e pulsação na região. O nervo do nosso dente tem um tom de rosa claro, já quando está com a cárie o nervo fica preto. Mas como é realizado o tratamento de canal? Dói? Demora?
Realizar o tratamento de canal não dói, porém, cada paciente possui um linear de dor e desconforto. Antes de iniciar o tratamento, o dentista aplica uma anestesia local para o maior conforto do paciente. Em seguida o dentista realiza os procedimentos necessários para acessar a raiz do dente e logo após essa etapa, precisa ser removida a parte infectada, sem deixar sobrar nenhum resquício, limpando bem a área infectada.
O próximo passo é fazer a obturação, que é preencher a parte que foi retirada do dente para não correr o risco de futuras infecções.
O último procedimento é fazer a coroa, ela pode ser confeccionada de diversos materiais. Isso é decidido pelo paciente e pelo dentista. Dependendo do caso, o paciente consegue resolver em uma sessão, mas varia de caso para caso.
Para evitar o tratamento de canal é indicado que o paciente realize as limpezas/profilaxias, em consultório a cada 6 meses. Assim o cirurgião dentista consegue fazer a prevenção deste e de outros tratamentos.